Vitaminas Lipossolúveis
1,25-DIHIDROXI VITAMINA D (Vitamina D*)
MATERIAL: SORO / PLASMA EDTA / HEPARINA
VOLUME RECOMENDÁVEL: 2,0 mL Jejum não obrigatório.
O termo “vitamina D” engloba a vitamina D produzida na pele (Vitamina D3 ou colecalciferol) e a vitamina D de origem vegetal (Vitamina D2 ou ergocalciferol). O metabólito
1,25 dihidroxicolecalciferol (calcitriol) é a forma ativa* da vitamina D, apresentando meia-vida de 4 a 6 horas. Juntamente com a calcitonina e o PTH, regulam o metabolismo do cálcio.
A sua carência é responsável por atraso na mineralização óssea (raquitismo e osteomalácia). Distúrbios da hidroxilação, ao nível renal, levam à deficiência de calcitriol com valores de
outro metabólito, o calcidiol (25-hidroxicolecalciferol), normais. Valores baixos de 1,25-hidroxicolecalciferol são encontrados na insuficiência renal e hipoparatireoidismo. Valores elevados
de 1,25-hidroxicolecalciferol podem ser encontrados na gravidez, sarcoidose e na intoxicação vitamínica.
25-HIDROXI VITAMINA D (Vitamina D2+3)
MATERIAL : SORO / PLASMA EDTA / HEPARINA
VOLUME RECOMENDÁVEL: 2,0 mL Jejum: 8 horas
A 25-OH-vitamina D2+3 é a medida preferencial para avaliar o status nutricional. Valores diminuídos são associados com insuficiência dietética de vitamina D, doença hepática, má absorção, exposição ao sol inadequada e síndrome nefrótica. Valores aumentados de 25-OH-vitamina D são associados à intoxicação por vitamina D. Pode apresentar-se em baixas concentrações (dentro do valor de referência) nos quadros de obesidade, sarcoidose, calcinose tumoral hiperfosfatêmica, tuberculose, hiperparatiroidismo primário e no raquitismo tipo II vitamina-D dependente.
BETA CAROTENO (Pró-vitamina A)
MATERIAL: SORO / PLASMA EDTA / HEPARINA
VOLUME RECOMENDÁVEL: 2,0 mL Jejum: 8 horas
Os carotenóides são sintetizados a partir de vegetais e parcialmente convertidos ao retinol. O beta-caroteno é a pró-vitamina A mais comum e representa 25% dos carotenóides séricos. Níveis baixos de beta-caroteno, associados à diminuição da Vitamina A, sugerem hipovitaminose A. Níveis elevados podem ser encontrados na alimentação rica em carotenóides (cenoura, espinafre), no hipotireoidismo, hiperlipidemia, gravidez e diabete melito. Níveis baixos são encontrados na carência de suprimento, má absorção, tabagismo, etilismo, cirrose e pós-gastrectomia.
COENZIMA Q10 (Ubiquinol)
MATERIAL: SORO / PLASMA EDTA / HEPARINA
VOLUME RECOMENDÁVEL: 2,0 mL Jejum: 8 horas
É um nutriente essencial para a contínua produção de energia em cada célula do organismo e tem como objetivo a prevenção e tratamento de doenças do coração. Também reforça o sistema imunológico e retarda o processo de envelhecimento. É usada também no tratamento de doenças periodontais e hipertensão arterial.
LICOPENO
MATERIAL: SORO / PLASMA EDTA / HEPARINA
VOLUME RECOMENDÁVEL: 2,0 mL Jejum: 8 horas
O licopeno tem se mostrado uma substância de muita importância na nutrição humana. Estudos sobre este elemento têm demonstrado que ele exerce efeito positivo na resistência aos raios ultravioletas e prevenção de doenças do coração e do câncer, principalmente o de próstata, pulmão e estômago.
VITAMINA A (Retinol)
MATERIAL: SORO / PLASMA EDTA / HEPARINA
VOLUME RECOMENDÁVEL: 2,0 mL Jejum: 8 horas
A expressão vitamina A refere-se aos retinóides que têm atividade biológica do retinol. A Vitamina A encontrada em produtos de origem animal é lipossolúvel e tem duas formas: o retinol (Vitamina A1) e a 3-dehidro-retinol (Vitamina A2). Concentrações em crianças são menores que em adultos. Níveis baixos são encontrados na deficiência dietética da vitamina, insuficiência pancreática exócrina, má absorção intestinal, parasitoses, síndrome nefrótica, infecções e etilismo. Níveis elevados podem ser encontrados na hipervitaminose A, etilismo, uso de estrogênios e anticoncepcionais.
VITAMINA E (Alfa tocoferol / Tocoferol)
MATERIAL: SORO / PLASMA EDTA / HEPARINA
VOLUME RECOMENDÁVEL: 2,0 mL Jejum: 8 horas
É uma vitamina lipossolúvel antioxidante que previne danos nas membranas celulares por radicais livres. A sua forma mais ativa é o alfa-tocoferol. Sua dosagem é útil na investigação da sua deficiência (quadro neurodegenerativo, anemia hemolítica e alteração visual). Níveis baixos podem ser determinados por má absorção (pancreatite, fibrose cística, atresia de vias biliares, ressecções intestinais), prematuridade, etilismo, cirrose, uso de anticonvulsivante, colestiramina, óleos minerais e contraceptivos orais.
VITAMINA K (Vitamina K1, Filoquinona)
MATERIAL: SORO / PLASMA EDTA / HEPARINA
VOLUME RECOMENDÁVEL: 2,0 mL Jejum: 8 horas
Teste indicado para investigação de deficiência de vitamina K. Sendo uma vitamina lipossolúvel, sua absorção depende da emulsificação das gorduras no trato digestivo. Várias situações podem ser acompanhadas de deficiência de vitamina K, tais como má absorção intestinal de gorduras, bloqueio do fluxo biliar, vigência de antibioticoterapia e período neo-natal.